sexta-feira, 9 de abril de 2010

Hodiaux mi parolos pri Esperanto.

Hoje eu falarei sobre o Esperanto.

Esperanto - língua internacional

Zamenhof O Esperanto é um idioma criado no final do século dezenove pelo polonês Ludwig Lazarus Zamenhof.

Seu propósito é ser uma segunda língua universal (e não, como alguns dizem por aí, substituir as línguas nacionais).
Cada pessoa aprenderia seu idioma local e o Esperanto, como língua mundial.
Isto facilitaria a comunicação entre diferentes povos.

Infelizmente, isto ainda não aconteceu.

Digo infelizmente, porque já presenciei congressos internacionais e sei o quanto uma pessoa pode se sentir humilhada apresentando um trabalho em inglês, independentemente da qualidade do trabalho.
Quando o dito "idioma internacional" é um idioma nacional, os nativos daquele idioma têm vantagem sobre os demais, o que não aconteceria com um idioma neutro como o Esperanto.

Tio Sam - speak English
Além disso, ele é mais fácil de se aprender do que (pelo menos) a maioria das línguas nacionais. Ele foi criado para ser assim. Há poucas regras gramaticais, os radicais foram "emprestados" de diversos idiomas, e as construções das palavras e frases são parecidas com as usadas nas línguas orientais.
Vocês já ouviram um chinês ou japonês falando inglês? Não quero ofender ninguém, conheço pessoalmente chineses que falam inglês fluente, mas é conhecido o fato de que, em média, eles têm muita dificuldade com os fonemas dessa língua.
E com os chineses crescendo cada vez mais no mercado internacional, seria muito bom para nós se eles aprendessem o Esperanto... certamente mais fácil do que nós aprendermos chinês!
Na verdade, a China tem a maior comunidade esperantista do mundo (alguém se surpreende com isso?), e eu já assisti programas feitos na China, em Esperanto, na interet, e foi muito legal poder entender o que os apresentadores estavam dizendo!

Revista chinesa em Esperanto








<- Revista publicada em Esperanto pelo governo chinês

Ainda assim, muitos perguntam para quê aprender Esperanto: se é um "idioma internacional" que a maioria das pessoas não fala, ele não funciona...
O problema é que pouca gente conhece o Esperanto.
Seja por falta de divulgação, seja por uma tentativa deliberada de escondê-lo.

E por que alguém teria interesse em esconder o Esperanto?
Nossa, por onde começar?
Bem, vou só citar a não tão remota possibilidade de boicote (consciente ou não) por parte dos países que detêm o domínio cultural e lingüístico. Pode soar como teoria da conspiração, mas alguém duvida que os países de língua inglesa (e antes, de língua francesa) não têm o menor interesse em ver o inglês substituído como língua internacional?
Em termos mais práticos, o Esperanto é uma língua fácil de ser aprendida, e desde seu surgimento há métodos bons e gratuitos de aprendizado. Os cursos de idioma têm um mercado muito amplo hoje em dia e tembém não têm interesse na divulgação do Esperanto.
Além disso, o Esperanto chegou a ser de fato reprimido em vários momentos da História.
Zamenhof, seu criador, era judeu, e o movimento nazista acreditava que o Esperanto era uma tentativa de dominação semita!
O Esperanto também já foi tachado de comunista, "coisa de hippie", e também associado ao espiritismo, devido ao trabalho de divulgação feito por alguns membros dessa religião.


Apesar de tudo isso, e de ser uma língua relativamente nova, com pouco mais de cem anos, calcula-se que aproximadamente 2 milhões de pessoas a utilizem.

Existem famílias internacionais (formadas por casais de diferentes nacionalidades) que falam o Esperanto em casa, e cujos filhos aprendem o Esperanto como primeira língua!

Esperanto como primeira língua
Pai alemão e mãe chinesa educam filha em Esperanto

Eu li recentemente, em algum lugar, um texto em que o Esperanto era comparado com o telefone.
Houve um tempo, hoje inimaginável, em que ninguém tinha telefone.
Naquela época, não fazia sentido comprar um telefone, pois ninguém mais o teria, e não haveria para quem telefonar.
Mas algumas pessoas, mais abertas a novidades, começaram a ter telefones... e ficava cada vez mais útil ter um telefone à medida que mais pessoas o faziam.
Então... se você aprender Esperanto, vai contribuir para que valha ainda mais a pena aprender Esperanto! E quem sabe assim, um dia, ele seja tão ou mais difundido que o telefone!

Para quem se interessar, há muitos sites, e-livros, músicas e vídeos em Esperanto espalhados pela internet, e pretendo dedicar outras postagens a eles.

O site Lernu! (Aprenda!) é um ótimo começo!
É um portal sobre o Esperanto traduzido para dezenas de línguas, inclusive o português.
Tem diversos cursos gratuitos para todos os níveis, além de informações, links, vídeos, jogos, fóruns, piadas... e um ótimo tradutor de palavras.


Termino (?) a postagem com o filme de divulgação Esperanto Estas, em português, que também pode ser visto no site http://www.esperantoe.blogspot.com

Parte 01
Esperanto é uma língua útil para tudo




Parte 02
Esperanto é uma língua com muitas características




Parte 03
Esperanto é uma língua usada de várias maneiras




Parte 04
Esperanto é uma língua digna e possível de ser aprendida por todos
(Esperantistas do mundo todo respondem às perguntas "Por que você aprendeu esperanto?" "Foi fácil pra você aprender esperanto?" "O esperanto é útil pra você?" Além disso, você verá uma apresentação da língua e poderá também aprender algumas frases em esperanto)

04A


04B



Parte 05
Esperanto é uma língua com um movimento bem diversificado




Parte 06
Esperanto é uma língua do futuro



Gxis revido!

Um comentário:

Sociedad disse...

Saluton el Meksiko! Gostoso de conhecer esperantistas do mundo. Sigo seu blog para meu aprendizagem do português, sed se vi verkos en la esperanta tio povas esti bone ankaux. Gxis