quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dia Internacional do Esperanto!

aprenda Esperanto!Bonan matenon! Hodiaux estas la Internacia Esperanto-Tago!

Bom Dia! Hoje é o Dia Internacional do Esperanto!


Hoje fazem 151 anos que nasceu, em Bialystok, na Polônia, Ludwig Zamenhof, criador do Esperanto - idioma artificial mais falado e bem sucedido no mundo.
Pode-se dizer que é a festa comemorada no maior número de países (sim, mais que o natal!).

Homenagem do Google a Zamenhof, em 15/12/2009:
Google-emblemo kun Esperanto-flago 2009

Com apenas 123 anos de existência, o Esperanto já é um dos 100 idiomas mais falados no mundo, e é o mais fácil de se aprender. Enquanto se gasta anos (e muito dinheiro) para aprender inglês, e ainda não poder falar em pé de igualdade com um nativo, podemos aprender Esperanto em apenas alguns meses, e de graça!
E ainda tem a vantagem de, segundo vários estudos acadêmicos, o aprendizado do Esperanto facilitar o aprendizado de outros idiomas e melhorar o rendimento escolar dos alunos em todas as matérias (sério!).

Veja crianças de vários países fluentes em Esperanto:


O Esperanto também é mais fácil para os asiáticos.
O governo chinês estimula o estudo do Esperanto, e capacitou recentemente mais de 100 professores para ensinar o idioma. Eles também tem um site oficial em Esperanto, transmitem noticiários em Esperanto e a rádio oficial do governo tem programas em Esperanto.

Com a China crescendo no mercado mundial, é bom aprendermos Esperanto! Antes que exijam que a gente aprenda chinês!
Afinal, por que diabos um brasileiro e um chinês deveriam conversar em inglês?

No Brasil, também temos uma rádio com programas em Esperanto: a Parolu, Mondo!
E você pode assistir vários canais em Esperanto, produzidos em todo o mundo, na Esperanto-TV, e ouvir música em Esperanto, de todos os gêneros imagináveis, na Vinilkosmo.

Comece a estudar Esperanto hoje mesmo, e em pouco tempo você será fluente e poderá conversar com milhões de pessoas em todo o mundo, e até viajar hospedando-se de graça na casa de outros esperantistas com o Pasporta Servo!

É só clicar na imagem:
lernu!

Um comentário:

JulianoCG disse...

saluton, samideanino!
mi tre gxoje triis vian blogon, cxar vi estas esperantistino kaj vi ankaux koncernas pri aidoso (mi laboras en sektoro de urbestrejo kiu faras testojn kaj traktas personoj kun aidoso/dst.
mi bedauras se mia e-o ne bonas, jam de multo da tempo mi na parolas.
vi estas bonvenas en mia blogo.