segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

10 bons motivos para NÃO ter um carro

jogue seu carro fora! - ok, não tão literalmente...Antes que venham me questionar: não, eu não tenho carro. Nem tenho vontade de ter.
(tudo bem, de vez em quando – muito de vez em quando – um carro faz uma certa falta, mas ela é facilmente suprida por caronas ou táxis. Se você fizer as contas de quanto se gasta com um carro, táxi não é tão caro quanto parece...)


Há algum tempo, li um texto que listava 23 motivos para não ter (ou vender o seu) carro e achei ótimo.

Inspirada nessa lista e para encerrar a série de postagens sobre transporte, faço aqui a minha própria lista com 10 bons motivos para NÃO ter um carro
(ou, no mínimo, usá-lo menos. Que tal, para começar?)


carros: máquinas de poluição1. Carros poluem.
A queima de combustíveis polui. A fabricação do carro polui. A extração dos combustíveis pode poluir em proporções absurdas, como aconteceu ano passado no Golfo do México (e acontece direto em muitos outros lugares).
Carro a etanol polui também, não pense que por ter um flex você tem um motivo a menos.

70% da poluição das grandes cidades é causada pelos meios de transporte.
asma e rinite, dois problemas comuns em cidades poluídas
A poluição dos veículos não apenas contribui para o aumento na temperatura das cidades e do planeta (aproximadamente 40% da emissão de gases de efeito estufa vem dos automóveis), mas causa ou agrava diversos problemas de saúde – por exemplo, alergias, asma, pneumonia, enfisema e câncer. Estima-se que, a cada dia, oito pessoas morrem e uma mulher sofre aborto em decorrência da poluição, na cidade de São Paulo.

aquecimento global: a culpa é nossa

carros são armas2. Carros são perigosos.
Motoristas embriagados, “rachas”, sentimento de superioridade e impunidade e mesmo pequenas distrações podem acabar com uma vida.
E acabam. Só no Brasil, morrem 42.000 pessoas por ano vítimas de “acidentes” de trânsito.
Em média, ocorrem 723 acidentes nas rodovias asfaltadas brasileiras a cada dia.

carros matam 1.2 milhão de pessoas por ano
Carros matam 1.2 milhão de pessoas por ano em todo o mundo

Animais mortos por atropelamento, domésticos ou selvagens, devem estar na casa das centenas de milhares por ano.

Você quer essa responsabilidade?
o que foi esse solavanco
carros custam muito caro3. Carros custam muito dinheiro.
Sem o carro, você vai economizar: o dinheiro que custaria o carro; o dinheiro do seguro do carro; o dinheiro do IPVA, o dinheiro da gasolina; o dinheiro da manutenção do carro; o dinheiro do estacionamento...
Pense em tudo o que você poderia fazer com essa grana!


se esses idiotas tivessem pego um ônibus eu já estaria em casa - quem é o idiota, afinal?4. Carros fazem você perder tempo.
Tempo no trânsito é tempo perdido.
No ônibus, trem ou metrô você pode aproveitar para ler, estudar, ouvir música, apreciar a paisagem ou conhecer e conversar com outras pessoas.
De bicicleta ou a pé, você vai estar se exercitando e conhecendo melhor a sua cidade.

Parece inacreditável, mas andar de bicicleta pode ser um meio mais rápido para se locomover na cidade do que andar de carro. Duvida?
Em 2008, um grupo de ativistas realizou, em diversas capitais brasileiras, o Desafio Intermodal. Nele, o mesmo trajeto foi percorrido de diversas maneiras (carro, ônibus, metrô, trem, moto, bicicleta e a pé) e no mesmo horário.
Qual meio de transporte você acha que terminou em menos tempo?
Veja abaixo o resultado do percurso na cidade de São Paulo:
- 36min - bike vias tranquilas (homem)
- 42min - bike vias rápidas (homem e mulher)
- 49min - bike vias tranquilas (mulher)
- 59min - bike + ônibus
- 1h04min - moto
- 1h41min - trem + metrô
- 1h51min - ônibus
- 1h51min - carro
- 2h13min - pedestre
- 2h21min - bike + metrô
- 2h40min - ônibus + metrô
Bicicleta foi o meio de transporte mais rápido, vencendo o carro por 1h15min!

a bicicleta é a vencedora!*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
Atualização (23/09/2011): no Desafio Intermodal de 2011, realizado dia 20 de Setembro, a bicicleta foi mais uma vez a vencedora em São Paulo, levando 22 minutos e 50 segundos para completar o trajeto que, de carro, levou 1 hora e 14 minutos.
A bicicleta também havia ganho o Desafio em 2009 (quando foi mais rápida até que um helicóptero - modo de transporte que não participou das outras edições). Em 2010, a moto venceu a bicicleta por alguns minutos (ainda assim, o carro levou três vezes mais tempo).

*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*


placa de trânsito: cuidado, motoristas agressivos5. Carros causam estresse e comprometem a qualidade de vida nas cidades.
Andando de carro você se estressa com engarrafamentos, com o atraso, com o comportamento de outros motoristas que acham que têm mais direito de andar do que você... e isso pode estragar todo o seu dia.
Além disso, tem o estresse com a segurança do carro – se o carro está estacionado em lugar seguro, se vão roubar o seu carro – e com a sua própria segurança no carro (roubos de carro costumam ser mais violentos que assaltos a pedestres, e podem se transformar em seqüestro).
Também tem a poluição sonora do trânsito, que pode pode causar insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, dores de cabeça etc.
Einstein andando de bicicleta
Pedalar e caminhar são atividades agradáveis que, além de ótimos exercícios, estimulam a liberação de endorfinas, que causam sensação de bem-estar. Desestressam e ajudam a colocar as coisas em perspectiva e a pensar melhor. Muitos cientistas, artistas e criadores defendem que a prática dessas atividades estimula a mente e a capacidade criativa. E você vai ganhar mais pique para as atividades diárias.

Caminhar ou andar de bicicleta no caminho para o trabalho / voltando do trabalho vai ajudar você a relaxar, coisa que ficar sentado no trânsito nunca faria.

trabalho sem estresse

cúmulo do sedentarismo6. Carros contribuem para uma vida sedentária.
Caminhando ou andando de bicicleta, fica muito mais fácil manter o peso e ter uma boa saúde.
Sem carro, você vai caminhar mais, perder peso, ser mais saudável e reduzir o risco de hipertensão (a caminhada reduz níveis de pressão arterial por até 24 horas), doenças do coração, obesidade e diabetes, entre outras doenças.
Andar de bicicleta trabalha as musculaturas das pernas, costas e abdômen, queima calorias, melhora a circulação e o funcionamento cardiovascular.
As duas atividades são de baixo impacto (menor risco de lesões), e estimulam a produção de endorfinas. Também ajudam você a dormir melhor.
E, de quebra, você economiza tempo e dinheiro com academia!

diferença entre o carro e a bicicleta
A da esquerda move-se a gordura e faz você economizar dinheiro.
O da direita move-se a dinheiro e faz você ficar gordo.


ferro-velho nos EUA, década de 707.Carros representam um gasto enorme de recursos naturais.
Imagine a quantidade de matéria-prima necessária para suprir a indústria automobilística! A extração dessa matéria-prima gera degradação ambiental. E você sabia que há vários minérios em extinção?

Isso para não falar dos combustíveis: os derivados do petróleo são altamente poluentes, e a disputa sobre eles e sua extração causam grandes impactos sociais e guerras.

Port Harcourt, Nigéria
Port Harcourt, a principal cidade da região do petróleo (Nigéria)
Fotografia de Ed Kashi (National Geographic)

Membros do grupo armado MEND
Membros do grupo armado MEND (Nigéria)
Fotografia de Ed Kashi (National Geographic)

A queima de biocombustíveis também gera poluição e gases-estufa, e as plantações para gerar biocombustíveis substituem a vegetação nativa ou ocupam áreas que poderiam ser usadas para cultivar alimentos.

plantação de cana - foto de Sérgio Delmonico

estresse ao volante8. Carros deixam as pessoas agressivas.
O fenômeno já deve ter sido estudado por algum psicólogo.
As pessoas tendem a se irritar mais e a expressar mais sua raiva no trânsito, de modo que incidentes pequenos podem levar a brigas e agressão física.

Dentro do carro, estamos isolados do mundo exterior. Aumenta a sensação de força e de impunidade, e as outras pessoas são concorrentes ou estão atrapalhando nosso caminho.
A situação agrava-se com a frustração com o trânsito lento e a irritação com outros motoristas que nos desrespeitam, forçam a passagem, “costuram”, cometem infrações ou contribuem de alguma maneira para tornar o deslocamento ainda mais lento. Nervosas, as pessoas começam elas próprias a desrespeitar os outros, forçar a passagem etc etc. Vira um verdadeiro cada-um-por-si.

Um curta-metragem da Disney de mais de 50 anos atrás já mostrava isso muito bem.


desenho de Quino ilustra como os carros ocupam a cidade9. Carros contribuem para a degradação do espaço público.
Cidades com muitos carros são mais desagradáveis: têm mais poluição sonora, mais poluição do ar, o asfalto as torna mais cinza, mais mortas, mais quentes, e o trânsito somado a tudo isso deixa as pessoas mais mal-humoradas.

Para que os carros tenham por onde passar, as cidades vão ficando cada vez mais impermeabilizadas, e o asfalto vai substituindo a vegetação, os cursos d'água, as calçadas... E os motoristas se apropriam ainda mais do espaço público, estacionando nas vias e desrespeitando leis de trânsito como não parar na faixa de pedestres.

Ruas de grande movimento de carros ficam abandonadas pelas pessoas e tornam-se apenas locais de passagem, sem crianças brincando, pessoas passeando e conversando, cafés, comércio de bairro e outras coisas que tornam as ruas mais humanas e agradáveis. Largadas, vão ficando ainda mais descuidadas, sujas, muitas vezes com pichações e acúmulo de lixo...

A pé ou de bicicleta, você aprecia o seu entorno. Pode conhecer mais pessoas. Pode descobrir lojas ou cafés ou outros locais interessantes, contribuir para a sobrevivência do pequeno comércio, e ajudar a manter as ruas mais interessantes e agradáveis para as pessoas que passam por elas.

deixe o carro em casa e ajude a humanizar o trânsito

carro: mito e realidade10. Carros não tornam as pessoas mais livres ou mais felizes.
Depois de tudo, eu não deveria nem precisar mais dizer isso.

Infelizmente, a associação entre o carro (quanto maior, melhor!) e a ascensão social está arraigada na nossa cultura.
Também, pudera; há décadas os fabricantes de carro investem bilhões para nos convencer de que não podemos viver sem um carro, e que ter um carro vai nos trazer liberdade, status, respeito, amor... quando, na realidade, o que ele faz é estragar nosso planeta, nossa cidade e nossa vida!


Você não precisa de um carro.
Tudo isso é propaganda enganosa para convencer você a comprar um.

Eu fico revoltada com propagandas como essas aí abaixo. Você não?

carro: símbolo de poder e statuse quem é você pra achar que sabe qual é o meu sonho??LIBERTE-SE!
bicicleta: a verdadeira liberdade











ATENÇÃO: saiba quais são os efeitos colaterais de pedalar uma bicicleta

7 comentários:

Anônimo disse...

muito legal o post! Mas andar de bicicleta tem as suas inconveniências:
- uma cidade com ladeiras, como São Paulo, deixa as coisas mais difíceis.
- é um exercício físico e, provavelmente, a pessoa vai suar; e nem sempre o local de destino dispõe de um chuveiro pra tomar banho e tal.
- dias de chuva.
- pessoas gostam de conforto ou podem sentir preguiça vez ou outra.

Só pra esclarecer, eu também sou contra carro. Mas acho que se o transporte público tivesse o mínimo de qualidade (isto é, metrô decente, ônibus com alta frequência e baixa densidade de passageiros)já contriburia pra que as pessoas deixassem o carro em casa.

Mari Lee disse...

- A questão da chuva é válida, mas a bicicleta é o principal meio de transporte em muitas cidades européias onde *neva* tipo um terço do ano. E se vc sair depois que a chuva passar, imagine só, os carros e ônibus estarão todos parados e vc vai ultrapassar todos eles!
- Sobre não ter chuveiro no trabalho: será mesmo que levar uma camisa limpa e lencinhos umidecidos não resolve?
Dêem uma olhada na postagem do Vá de Bike: "Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço?"
http://vadebike.org/2008/07/dicas-para-o-ciclista-urbano-parte-v/

Eu sou usuária de transporte público. Também não passa um dia em que eu não desejo que ele seja mais eficiente.
Agora, se menos pessoas usassem carros, a questão da freqüência de ônibus e, principalmente, da superlotação dos mesmos, melhoraria muito! (um carro costuma levar 1 ou 2 pessoas, enquanto num ônibus cabem mais de 60. Se o ônibus não tivesse que ficar parado no trânsito que é causado pelo excesso de carros na rua, lotaria menos e chegaria muito mais rápido!)

Abraço!

Vanessa Cunha disse...

Olá Mari! gostei muito da sua série sobre transporte e tbm acredito que a bike é um ótimo meio de transporte. Mas para algumas pessoas é inviável. por exemplo conheço pessoas que moram na zona sul de SP e trabalham na zona leeste, para essas é praticamente impossivel ir de bicicleta. Descobri recentemente que existe um projeto de lei que quer obrigar as fabricantes de carros a divulgarem os índices de poluição de cada veículo. É uma boa opção para quem nao pode ir de bike e o transporte público é inviável. pode optar por um veiculo menos poluente. Acho que se a lei for aprovada poderemos ter masi opções de escolhas menos poluentes. o que acha? Para mais informações acesse: http://www.clesioandrade.com.br/Paginas/consumo-consciente.aspx

Mari Lee disse...

Oi, Vanessa!
Obrigada pelos elogios, e com certeza eu apóio o projeto de lei! Até já o citei noutra postagem: http://raizasas.blogspot.com/2011/09/classe-c-vai-gastar-mais-para-alimentar.html

Quanto ao trajeto Sul-Leste... "Impossível" não é, pois há pessoas que percorrem trajetos equivalentes de bicicleta, e deve haver pessoas que fazem esse trajeto.

Eu não defendo que *só* se ande de bicicleta. Defendo também o uso (e a pressão por melhorias) do transporte público, as caronas...
Também não acho que carros são "o demônio". Mas o excesso de carros que existe hoje é, sim!
Carro deveria ser só para trajetos longos (como o que você cita). Não para ir à padaria, por exemplo.

Durante muito tempo eu morei na Zona Oeste e trabalhei na Zona Leste. Sempre usava o transporte público: metrô+ônibus. Às vezes, ia do trabalho para a faculdade: ônibus+metrô+ônibus.
Demorava? Sim. Cansava? Sim. Alguma vez tive vontade de comprar um carro para fazer esse trajeto? Sinceramente, nunca.
Algumas vezes recebi carona de colegas, e ficávamos parados no trânsito. Era muito mais estressante!

Cesáurio disse...

Tenho vindo de bike já há dois anos para o trabalho. Carro fica com a esposinha... Ano que vem me aposento e vou morar no sítio. Levo a bike e pretendo comprar mais umas 5 para alugar lá (Roteiros de Cicloturismo Rural: http://www.caminhosdosertao.com.br/destinos/acolhida/)
Mas... Como dar apoio aos cicloturistas? Como me deslocar entre o sítio e a cidade? Não há transpote coletivo e caronas são raras! Aí acho que não tem jeito, né? Vou ter que ter... Inclusive pra transporte de material, ração pros bichos etc...

Mari Lee disse...

Cesáurio, em primeiro lugar, parabéns por ir de bicicleta ao trabalho!

A postagem é mais radical, mas não tem problema ter um carro para emergências ou pra percorrer grandes distâncias quando não tem transporte público; o ponto é mudar a cultura de que ter carro é algo imprescindível.

Infelizmente, carro é o sonho de consumo da maioria das pessoas. Muita gente vai de carro até pra padaria!

Escrevi a postagem porque eu não tenho a mínima vontade de ter um carro, e estou cansada de ter que me justificar, ou ficar cercada de gente tentando me convencer de que eu preciso de um carro.
Não, eu não preciso.
Provavelmente, muitas dessas pessoas também não precisam, mas não sabem disso. Quem sabe esta postagem ajude algumas delas a se libertar...

Obrigada pelo link de cicloturismo rural; boa sorte no seu sítio!

Anônimo disse...

Mari Lee,

Adorei este post com os dez motivos! Parabéns pelo trabalho, as imagens são muito legais!

Tem um material afim em:
http://planodosautomoveisbrancos.wordpress.com/